Células Tronco podem ser maléficas para doenças renais

        Um homem tailandês, com uma doença no rim, recebeu injeções de células-tronco, sofreu uma infecção nos tecidos do órgão por conta disso e acabou morrendo. Este caso é um abalo no modo como a ciência tem tratado as células-tronco, nos últimos anos. Elas vêm sendo consideradas um messias na medicina, uma descoberta que vai revolucionar o tratamento das doenças. De fato, o campo é promissor, porque as células-tronco podem se transformar em células de outros tecidos, e suprir necessidades para as quais ainda não havia solução até pouco tempo atrás. Mas cientistas canadenses investigaram este caso, no qual as células-tronco se mostraram danosas.
        Os rins do paciente que faleceu foram levados para análise para o Canadá, onde os cientistas buscaram avaliar porque, afinal, a injeção das células-tronco causaram aquela reação. O que houve foi que os tecidos reagiram às células de maneira indesejada: sofreram um dano, onde se criaram novos vasos sanguíneos, que se comprimiram e originaram uma lesão, que se agravou ao longo do tempo até que o homem faleceu.
        Assim, os cientistas recomendam mais cuidado na avaliação dos efeitos do uso de células-tronco. Eles desaconselham que os médicos recorram às células tronco sem antes ter testes comprovados de eficiência e experiências anteriores, para evitar que casos de morte se repitam.




Fonte - http://www.bbc.co.uk/news/10339138

Nenhum comentário:

Postar um comentário